09/04/19 | 17:23
Cursos estimulam qualidade de vida a aposentados da Prefeitura

Muito estudo no primeiro dia de aula (Foto: Jackeline Brazão / Manaus Previdência)

Aprender um novo idioma é um desafio que estimula a memória e a qualidade de vida. A constatação é da aposentada Eliete Benevides, 61, que começou, nesta terça-feira, 9/4, o curso “Noções Básicas de Espanhol: Melhor Idade”, na Manaus Previdência, avenida Constantino Nery, Chapada, zona Centro-Sul.

Aposentados e pensionistas vinculados ao órgão participam de ações de capacitação promovidas pela Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), visando à qualidade de vida, com aprendizado, sociabilidade, prática de exercícios físicos, e lazer.

O secretário da Semad, Lucas Bandiera, destaca que a capacitação atende ao levantamento de necessidades realizado pela Espi/Semad para 2019. “Dentro das orientações do prefeito Arthur Neto para a excelência na capacitação e motivação dos servidores municipais, esses cursos garantem a melhora de qualidade de vida, para servidores que já contribuíram com o seu trabalho na Prefeitura de Manaus”, observa.

 

Apresentando aos participantes as expressões úteis e gramaticais do espanhol, para evitar a solidão e ainda aprender uma nova língua, o curso de espanhol foi a opção de Eliete. “É a primeira vez que faço um curso da Espi/Semad e já fiz novos amigos, o que me ajuda a socializar e a não ficar parada em casa, além desse curso me proporcionar aprender mais sobre o espanhol”, destaca.

Para o diretor-executivo da Espi/Semad, Helder Câmara, a parceria é fundamental para a realização dos cursos para capacitação a esse público diferenciado. “Esses cursos em parceria com a Manaus Previdência fazem parte do Programa Qualidade de Vida na Aposentadoria, que objetiva estimular as funções mentais com o uso de estratégias que facilitem a lembrança para a realização das atividades diárias dos aposentados da Prefeitura de Manaus”, explica.

Dança

Outro curso, já em andamento, “Dança para a Terceira Idade: Zumba” tem como objetivo melhorar a saúde física e mental dos servidores inativos, vulneráveis às doenças ligadas à solidão e depressão. A professora aposentada Arthemires da Costa, 52, decidiu fazer o curso para fugir do sedentarismo. “Depois de me aposentar, engordei uns quilos e não estava feliz. Foi quando me inscrevi na zumba e na ginástica para fazer atividades físicas de forma mais divertida, além de fazer novos amigos”, conta.

Já o curso “Exercitando a Memória”, que segue até o dia 22/5, tem o objetivo de minimizar os problemas relacionados à falta de memória, o utiliza técnicas para estimular as habilidades cognitivas e a linguagem, permitindo maior socialização e qualidade de vida para os aposentados.

As aulas são ministradas na sede da Manaus Previdência. Dentro da programação anual, para os próximos meses, novas turmas serão abertas, além de novos cursos como automaquiagem, Libras, oficina de biscuit, teatro, entre outros.

— — —

Texto: Louise Batista / Semad