11/10/18 | 16:44
Indicadores previdenciários complementam capacitação de controladores

Superintendente de Investimentos, Flávio Castro, foi um dos expositores da reunião de indicadores (Foto: Marcia Claudia Senna)

A carteira de investimentos da Prefeitura de Manaus na área previdenciária registrou aumento de 0,71% em setembro em relação ao mês anterior. Isso possibilitou o fechamento da carteira em R$ 938,9 milhões contra R$ 932 milhões de agosto. Entretanto, a previdência também acompanha com atenção a tendência de encolhimento da base de contribuintes para os próximos anos.

A boa notícia e o alerta foram alguns dos pontos expostos nesta quinta-feira, 11/10, na reunião mensal de indicadores da Manaus Previdência, que integrou a etapa de encerramento do Curso de Regime Próprio de Previdência Social com Ênfase em Controle Interno. “Demonstrar esses números, que estão disponíveis no nosso portal da Transparência, é uma forma de mostrar, na prática, aquilo que aprenderam na teoria”, explica o diretor-presidente da autarquia, Silvino Vieira. “Com base nisso, eles poderão buscar objetivamente o que interessa para a previdência municipal durante suas rotinas de auditorias nos órgãos municipais”, acrescenta.

Promovido pela previdência, o curso reuniu, durante quatro dias, equipes de controle interno da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e da Manaus Previdência, assim como servidores do setor de gestão de pessoas da Secretaria de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O objetivo foi aperfeiçoar o acompanhamento das contribuições previdenciárias dos servidores efetivos do município, a fim de manter o equilíbrio financeiro e atuarial da instituição.

“Temos sob nossa responsabilidade quase 30 mil segurados, sendo de cinco mil aposentados e quase 1.500 pensionistas. Acompanhar de perto as contribuições é a garantia de pagamento correto e em dia dos proventos de cada segurado”, lembra Vieira.

Coordenadores dos setores que compõem os indicadores da Manaus Previdência se revezaram na apresentação dos números, com a supervisão das gerências e diretorias respectivas.

GRUPO DE TRABALHO

Findo o curso, Manaus Previdência, Semef e Semad vão criar um grupo de trabalho para definir um plano de trabalho visando subsidiar os controladores para o procedimento nas análises das contribuições previdenciárias dos órgãos municipais por ocasião das auditorias que realizam periodicamente. “Esse grupo também ficará com a obrigação de dar o retorno aos gestores dos três órgãos sobre os resultados dessas análises quando os controladores forem a campo”.

Tel (92) 3186-8029

instagram.com/manausprevidencia