28/08/17 | 17:29
Previdência de Manaus conquista 4º lugar em premiação nacional sobre boas práticas de gestão

Excelência no atendimento aos segurados contribui para a boa gestão na Manaus Previdência (Foto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência)

A Previdência de Manaus ficou em quarto lugar entre as 10 instituições previdenciárias de grande porte do País que tiveram sua boa gestão reconhecida, conquistando o prêmio “Boas Práticas de Gestão Previdenciária”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). O resultado saiu na tarde desta segunda-feira, 28/08, e representou a conquista de três posições no ranking em menos de um ano, à medida que em 2016 a Manaus Previdência obteve o sétimo lugar.

O diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira, destaca que a colocação é um grande incentivo, mas considera como fundamental o reconhecimento da boa prática previdenciária. “Estamos num grupo seleto de grandes RPPS do Brasil e isso significa a comprovação da nossa boa gestão”, disse, citando os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em sua fala.

De uma pontuação máxima de 68 pontos, a Manaus Previdência obteve 58 pontos. Conforme a administradora Márcia Assunção, responsável pelo Comitê de Gestão da autarquia municipal, o posicionamento da Manaus Previdência só não foi melhor devido a divergências com os critérios da Aneprem sobre algumas práticas, como impressão de newspaper mensal e entrega aos seis mil segurados. Atualmente, o informativo é disponibilizado na versão digital pela instituição. E também a exigência da presença de médicos de trabalho nos quadros da previdência. “O que para nós nenhum dos dois critérios são viáveis, pois a impressão geraria um alto custo para a instituição e quanto ao profissional de medicina, o Executivo municipal dispõe de uma Junta Médico-Pericial que cumpre esse papel”, explica, acrescentando que essas ações contrariam, inclusive, a ação sustentável implementada no início do ano na previdência, que contempla entre outras ações, a redução do uso de papel e de custos, em geral.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 19 de setembro, em Curitiba/PR, durante o 17º Congresso Nacional de Previdência. Com a premiação, a Aneprem objetiva estimular as unidades gestoras de RPPS a desenvolveram boas práticas de gestão, por meio de ações que otimizem seu desempenho, assim como a de garantir a confiabilidade junto aos seus servidores, segurados, clientes, fornecedores e sociedade em geral.

BOA GOVERNANÇA

A Manaus Previdência, revela Assunção, tem continuamente investido na boa governança. A autarquia também está participando do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), onde são avaliados vários critérios, como estratégias e planos, clientes, cidadania etc. “Estamos a cada dia melhorando os nossos processos. Exemplos disso são a implementação da norma ISO, Gestão à Vista e programas de ação sustentável, com todas as ações publicadas no nosso portal Transparência. Nosso objetivo é sempre melhorar os serviços. Ganhar prêmios é uma consequência”, conclui.

Texto: Marcia Claudia Senna/Manaus Previdência

Manaus Previdência