10/05/18 | 14:41
Previdência inicia arquivamento de dossiês em formato digital

A partir de janeiro de 2019, a Manaus Previdência vai trabalhar somente com pastas funcionais de pré-aposentandos do município por via digital. A informação foi um dos pontos debatidos nesta quinta-feira, 10/05, em reunião com a Diretoria Previdenciária (Diprev) da autarquia com representantes dos setores de Recursos Humanos (RHs) de todos os órgãos da estrutura administrativa da Prefeitura.

A gerente de Previdência, Ana Domingues, explica que o objetivo da mudança é otimizar o trabalho dos servidores que atuam diretamente na instrução e concessão, tornando mais célere o processo. “Vamos ganhar maior agilidade na busca de um determinado documento”, lembra. “Por isso, reunimos os representantes dos RHs para dar o tempo necessário para as secretarias se prepararem e digitalizarem integralmente as pastas funcionais de seus servidores, encaminhando à Manaus Previdência via mídia digital os documentos necessários para a concessão de aposentadoria”.

Além da agilidade, a medida também vai impedir o esgotamento da capacidade de acondicionamento do espaço destinado ao armazenamento físico dos dados funcionais de aposentados e pensionistas. Atualmente, a previdência é guardiã de mais de 7.200 dossiês, material que supera mais de 150 mil folhas. “Continuar trabalhando com papel nos obrigaria a ampliar constantemente o nosso setor de arquivo”, alertou Domingues. “Com a mídia digital, isso não será preciso”.

O servidor também pode auxiliar o setor de Recursos Humanos de sua secretaria mantendo sua pasta funcional sempre atualizada, lembra a gerente. “Este é um dos fatores que auxiliam a previdência municipal por ocasião dos cálculos atuariais que o Regime Próprio de Previdência deve fazer para poder atestar o equilíbrio financeiro e atuarial do órgão, garantindo os pagamentos no presente e no futuro dos benefícios dos segurados”, diz.

Também foram abordados a redução dos prazos das concessões de pensão e aposentadoria, estabelecida recentemente pela previdência municipal; informações sobre o Portal do Segurado; cumulação de cargos; processos de concessão e orientações gerais.

Foto: Semcom

Tel (92) 3186-8029