Programas e Projetos

Programa Vitalidade – Conceito

Previsto no Decreto 2.714, de 29 de Janeiro de 2014 (que dispõe sobre o Regimento Interno da Manaus Previdência), o Programa Vitalidade é de natureza Psicossocial, que tem como base a visão humanizada de seus segurados, composto majoritariamente por pessoas idosas.

Nessa perspectiva, considerando as particularidades do envelhecimento humano, bem como a nova rotina advinda com a aposentadoria, que pode trazer impactos socioemocionais e financeiro, o Programa Vitalidade proporciona diversas atividades de cunho sociocultural, educativo, lazer e ocupacional, que agregam qualidade aos anos de vida dos segurados.

 

O Programa Vitalidade é dividido em três eixos prioritários:

Manaus Previdência Itinerante: Projeto de Educação Previdenciária, onde a Manaus Previdência compartilha informações preponderantes aos setores de Recursos Humanos das secretarias e servidores da prefeitura, como tipos e simulações de aposentadorias, requisitos para acesso aos benefícios previdenciários dentre outros, contribuindo desta forma para um melhor gerenciamento da vida funcional do servidor, bem como maior transparência aos segurados.

 

Pré-Aposentadoria: Atualmente a Manaus Previdência possui assento no Comitê de Parceiros do PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, que realiza módulos semanais para os servidores públicos do estado e município que estão em fase de transição para a aposentadoria. A prospecção é que a Manaus Previdência crie o PPA municipal a partir de 2017, em parceria com diversos órgãos e secretarias, objetivando a preparação integral do servidor municipal a essa nova fase da vida.

 

 

Pós-Aposentadoria: Consiste na realização de diversas atividades de cunho sociocultural, educativo, lazer e ocupacional, de modo a contribuir com a promoção da qualidade de vida dos segurados da Manaus Previdência no pós – aposentadoria, favorecendo o desenvolvimento de novas habilidades e socialização.

Em 2016, a Manaus Previdência realizou cursos de Oficina da Memória, Canto Coral e Artesanato em parceria com a UNATI – Universidade Aberta da Terceira Idade. Além destes, a autarquia oferece mensalmente o “Cine Popica Prev”, que proporciona o acesso dos segurados à sétima arte através do cinema.

É realizada também mensalmente a recepção dos aposentados e pensionistas no dia do pagamento, ocasião em que os segurados buscam seus contracheques, e são recepcionados pela equipe da área previdenciária com delicioso café da manhã e prestação de serviços diversos, como corte de cabelo, palestras socioeducativas com temas diversos, aferição da pressão arterial, apresentações artísticas, exposição de artesanatos, limpeza de pele dentre outros.

Campanhas diversas, como vacinação para prevenção da Influenza H1N1, em parceria com a SEMSA; Emissão de cartão de vaga especial de estacionamento para idosos, em parceria com a Manaustrans; Outubro Rosa / Novembro Azul, em parceria com SEMSA e voluntários, dentre outros.

 

Obrigado, Servidor!: Homenagem anual da Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência aos novos aposentados do município, na ocasião os segurados recebem uma placa de agradecimento e reconhecimento pelos valorosos anos de serviço público prestado ao município de Manaus. O evento é regado a muita emoção dos segurados, e finalizado com delicioso coquetel.

A meta para 2017 será a implementação do projeto “Feliz Vida Nova”, que consistirá na recepção quadrimestral dos novos aposentados do município, onde serão oferecidas informações relevantes aos segurados, como apresentação institucional da Manaus Previdência, orientações sobre os aspectos financeiros, sociais e psicológicos da aposentadoria, apresentação das atividades disponíveis para os aposentados e encerramento com o recebimento da placa de agradecimento “Obrigado, Servidor!”.