Programas e Projetos

1. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA APOSENTADORIA – PREPARA PREV

O QUE É?

O programa de orientação para aposentadoria – PREPARA PREV consiste no desenvolvimento de ações direcionadas aos servidores em fase de pré-aposentadoria, ou seja, há 2 anos de completar os requisitos para obtenção do benefício de aposentadoria. São ações voltadas a sensibilização quanto a importância da vivência da aposentadoria com qualidade e planejamento, utilizando-se de eixos norteadores como Psicossocial, Saúde, Direitos/Deveres, Economia/Cidadania.

COMO FUNCIONA?

Disponibilizados módulos mensais, realizados em 2 turnos, sobre temáticas de relevância quanto a preparação para a aposentadoria. Realiza-se articulação com as Secretarias com vistas a divulgação, autorização para participação, relação de participantes habilitados, bem como suporte logístico e pessoal para o andamento do programa. Conta-se, também, com parcerias institucionais pelas quais são concedidos palestras, visitas, dentre outras.

Folder PREPARA PREV.

2. PROGRAMA MANAUSPREV ITINERANTE

O QUE É?

O Programa Manausprev Itinerante abrange um conjunto de atividades que visam o compartilhamento e disseminação, no âmbito do município de Manaus, de informações procedimentais, técnicas e jurídicas sobre a previdência do servidor público.

COMO FUNCIONA?

O Programa se divide em três atividades, a saber, reuniões operacionais, treinamentos em sistemas e palestras que se destinam a dois públicos distintos: os servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas das Secretarias e os servidores ativos em geral.

As ações destinadas ao público de servidores do RH, responsáveis pela formalização e instrução dos processos administrativos de cunho previdenciário, consistem em reuniões trimestrais de alinhamento, cursos previdenciários em parceria com a ESPI e treinamentos nos sistemas operacionais internos.

Essas reuniões têm por objetivo alinhar e uniformizar os procedimentos e informações pertinentes aos trabalhos administrativos desenvolvidos nos setores de RH e Gestão de Pessoas. Já os cursos previdenciários e os treinamentos possibilitam a capacitação técnica e o aperfeiçoamento profissional desses servidores, a fim de permitir o máximo conhecimento sobre a legislação previdenciária e aproveitamento dos recursos e funcionalidades advindas das ferramentas operacionais.

Por fim, quanto ao público de servidores em atividade, temos a realização de palestras que abordam as regras de aposentadoria e pensão, suas formas de cálculo e reajustes, dentre outros temas correlatos. Na ocasião também são realizadas simulações de aposentadorias e atendimentos individualizados, no intuito de esclarecer dúvidas e proporcionar ao segurado conhecimento prévio para uma aposentadoria segura e tranquila.

3. PROGRAMA VITALIDADE

O QUE É?

Trata-se de um programa voltado para aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, que visa abarcar as nuances da vida pós concessão do benefício. É sensível aos efeitos da aposentadoria, que na maioria dos casos é concomitante com a acentuação do processo de envelhecimento, abarcando assim uma série de transformações biopsicossociais. Também se volta para os pensionistas, sobretudo, os adolescentes que estão prestes a vivenciar a suspensão do benefício em uma fase ainda de construção de alicerces profissionais e pessoais. Deste modo, o Programa Vitalidade visa amenizar as fragilidades dos segurados e atentar para a responsabilidade social da instituição.

COMO FUNCIONA?

O programa é composto por projetos, cursos, ações e serviços que ocorrem na Manaus Previdência durante todo o ano. São realizadas parceiras com diversas instituições, como por exemplo: Universidade Aberta da Terceira idade (Unati), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Eletrobrás, Àguas de Manaus, Manaustrans, Manaus med, Delegacia do Idoso, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço Social do Comércio (SESC), faculdades, dentre outros.

CURSOS

Quanto aos cursos, são realizados em parcerias com a Universidade Aberta da Terceira idade (Unati), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com abertura para novas parcerias. Outrossim, são ofertados na Manaus Previdência cursos gratuitos nas áreas de Línguas, Computação, Beleza, Cidadania, Dança, Planejamento Financeiro, Estimulação cognitiva, Canto, Artesanato, dentre outros.

AÇÕES E SERVIÇOS

Ao logo do ano são realizadas campanhas socioeducativas e disponibilizados serviços itinerantes através de parcerias com a Delegacia do idoso, Manausmed, Manaustrans, Eletrobrás, Águas de Manaus, dentre outros. Assim, os segurados da Manaus Previdência tem acesso às palestras, oficinas, mutirões de saúde, retirada da credencial de estacionamento do idoso, resolução de pendências relativas às contas de água e luz, serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, aferição da pressão arterial dentre outros.

Objetiva-se através de tais ações e serviços, facilitar o acesso às demandas dos segurados, valorizar a interação social e a cidadania além de promover a autonomia.

3.1 PROJETO FELIZ VIDA NOVA

O QUE É?

Consiste no acolhimento e integração dos novos aposentados da autarquia, de modo a oferecer boas vindas e contribuir na adaptação a essa nova etapa da vida.

COMO FUNCIONA?

A Manaus Previdência, a cada 03 meses, organiza um encontro, formado por grupo de pessoas que tiveram a concessão de sua aposentadoria no período anterior. O encontro tem duração de aproximadamente 03h00min e a partir dele os participantes são informados acerca da estrutura e funcionamento da Manaus previdência, direitos e deveres dos aposentados, serviços e atividades oferecidos na Manaus Previdência e/ou outras instituições que compõe a rede de serviços de atendimento a pessoa idosa.

3.2 PROJETO PENSANDO O FUTURO

O QUE É ?

O Projeto Pensando o Futuro busca preparar os adolescentes pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, para o cessamento da pensão por morte, de modo que estes conheçam alternativas para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

COMO FUNCIONA?

Anualmente, a Manaus Previdência convida os adolescentes da faixa etária supracitada e seus familiares / responsáveis, para um encontro com duração de 3 (três) tardes. Momentos em que são repassadas informações relativas ao mercado de trabalho, carreira profissional, planejamento das despesas, importância do apoio familiar, dentre outras. Para tanto, são realizadas parcerias com instituições governamentais e não governamentais.