Alegria e motivação de aposentados e pensionistas nos novos cursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus

A alegria predominou no reencontro de antigos e novos alunos no início de mais três cursos promovidos pela Prefeitura de Manaus aos aposentados e pensionistas do município. O órgão anfitrião foi a Manaus Previdência, que em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), abriu nesta terça-feira, 10.09, as turmas de Inclusão Digital, Inglês e Artesanato/Técnica de Fuxico, num total de 64 vagas.

“O planejamento que fazemos durante todo o ano é fundamental para conseguirmos não apenas oferecer os cursos que os segurados pedem, mas garantir professores qualificados para a tarefa. E nesse processo, a qualidade e a dedicação dos nossos parceiros, entre eles a Espi, são fatores essenciais para alcançarmos o nosso objetivo”, destacou a gerente de Previdência, Poliane Rio, que acompanhou a abertura das atividades junto à equipe de Psicossocial da autarquia.

O interesse e a frequência por parte dos segurados aos cursos oferecidos pela Prefeitura têm feito a Espi adequar a grade de atividades e atender, sempre que possível, a demanda provocada pelos alunos. Esse foi o caso, por exemplo, da Automaquiagem, que terá uma nova turma em breve. A primeira experiência foi em maio passado e foi um sucesso junto às aposentadas.

“Também vamos oferecer o curso de Empreendedorismo aqui, na previdência, sempre com excelentes profissionais como instrutores, pois além de serem qualificados, detêm o dom de motivar os alunos, evitando as possíveis faltas às aulas”, enfatizou a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap) da Espi, Jeânia Bezerra.

MUNDO VIRTUAL

Dominar o computador e se conectar à internet sem mistérios foi o que motivou a aposentada Arlete de Oliveira, 55, se matricular no curso de Inclusão Digital.        “Tenho noção sobre o acesso a partir do celular, mas no computador tenho que pedir ajuda aos meus filhos”, revela. “Meu propósito aqui é aprender tudo, desde mexer no teclado até me conectar para ver filmes nas plataformas de compartilhamento de vídeos, assim como fazer cursos variados online”, relata.

Com bagagem em vários outros cursos oferecidos pela Manaus Previdência, Oliveira comprova a disposição em exercitar a mente e o corpo. Além da Inclusão Digital, a aposentada também é aluna do curso Ginástica oferecido pela instituição, em conjunto com outra parceira, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Para a coordenadora do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim, depoimentos como a da aposentada Arlete de Oliveira comprovam a relevância de cada curso oferecido pela previdência e seus parceiros. “Se houver demanda, nos programamos para abrir novas turmas para os segurados, lembrando que também vamos oferecer o curso de Técnicas de Coaching, em outubro, num trabalho conjunto com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)”, avisa.

Quem quiser obter informações sobre dias e horário das aulas dos próximos cursos, basta telefonar para (92) 3186-8000, ou contatar pelo webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/), ambos das 8h às 17h. Todas as aulas acontecem na sede da Manaus Previdência, localizada na av. Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul.

Texto: Jackeline Brazão e Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência