Aposentados e pensionistas iniciam curso para a memória

Recém-aposentada, a ex-auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Educação, Raimunda de Souza Fernandes, 52, só precisa tomar um remédio por dia, uma dose de cálcio B3. Mas, ainda sim, esquece com frequência desse compromisso, comprometendo o resultado do tratamento. “Esse e outros esquecimentos são frequentes e isso me preocupa”, confessa.

Foi para começar a combater o problema que Raimunda se matriculou no curso “Exercitando a Memória”, promovido pela Prefeitura de Manaus por meio da Manaus Previdência, numa parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira, 05/03.

“Além de cumprirmos a obrigação de garantirmos o repasse dos benefícios aos segurados, também temos o cuidado de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cada um. Assim, oferecer atividades como essa é a forma encontrada para atuar dentro da necessidade desse grupo”, destacou o diretor-presidente da previdência, Silvino Vieira.

Representando a Espi, as coordenadoras de cursos Waldeliz Freitas e Janaína França destacaram a importância da participação de servidores, ativos e inativos, nos cursos oferecidos pela Prefeitura. “Possibilitar o aperfeiçoamento do funcionalismo, seja qual o for o campo, é um dos nossos objetivos”, comentou Freitas. “Por isso, já estamos em conversação para manter este curso no segundo semestre aos segurados do município”, adianta.

Conforme levantamento de 2017 do ConectaAí, empresa do grupo Ibope, dificuldades com a memória estão se tornando uma realidade para a maioria das pessoas, especialmente para a faixa etária a partir dos 50 anos. Remédios e exercícios para a mente são os caminhos para retardar e/ou amenizar o aparecimento do problema.

PROGRAMAÇÃO

O “Exercitando a Memória” vai acontecer duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, de 8h30 às 9h30, sob a responsabilidade da psicóloga Ledina Lima, integrante do banco de dados de instrutores mantidos pela Espi. A turma é de 35 pessoas e já está completa, conforme a responsável pelo acompanhamento da atividade na Manaus Previdência, psicóloga Stefani Dias. “Temos uma lista de espera que vamos encaixar, caso haja desistências”, avisa.

No próximo dia 12, inicia a turma de Coral e no dia 13, a de ginástica, também nas dependências da Manaus Previdência, e realizados em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UEA). Ambos oferecem 40 vagas. A coordenadora do Setor Psicossocial, Darla Gondim, avisa que a turma de ginástica já está completa, mas ainda há vagas para o coral. “Quem quiser se matricular ou se inscrever na lista de espera pode vir aqui, na Manaus Previdência, com a cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado”, enumera.

A Manaus Previdência funciona na av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada, das 8h às 14h. Informações podem ser obtidas pelo número (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

_ _ _