Notícias

Comitê Multiplicador de Qualidade apresenta a matriz COSO

A reunião do Comitê Multiplicador da Qualidade (CMQ), que ocorreu no dia 10/03, na Manaus Previdência, apresentou a Matriz de Gerenciamento de Riscos e Oportunidades com base no COSO, uma ferramenta de controle interno, para identificação e avaliação de riscos e ações de controle interno. Houve também a avaliação dos status de ações realizadas pelos setores, visando o upgrade na certificação do Pró-gestão RPPS, nível IV.

Sobre o COSO

COSO é a sigla, em inglês, de Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (em português, Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway). Sem fins lucrativos, dedica-se à melhoria dos relatórios financeiros, sobretudo pela aplicação da ética e efetividade na aplicação e cumprimento dos controles internos.

Devido a globalização e padronização internacional das técnicas de auditoria, as recomendações do COSO, relativas aos controles internos, bem como seu cumprimento e observância, são praticados e apontados como modelo e referência em muitos países, incluindo o Brasil.

_ _ _

Ascom – Manaus Previdência

Texto: Beatriz Agnes Melo/ Manaus Previdência

Foto: Beatriz Agnes Melo/ Manaus Previdência

Notícias relacionadas