Curso de artesanato inova com a produção de matéria-prima caseira

Tinta oriunda de cascas de legumes e cola caseira são algumas das novidades do novo curso de artesanato que a Prefeitura de Manaus está oferecendo aos seus aposentados e pensionistas. A proposta é aliar inovação, economia e possibilidade de renda extra. A abertura do curso aconteceu na manhã desta sexta-feira, 06/04, na sede da Manaus Previdência, numa parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

O diretor-presidente da previdência, Silvino Vieira, destacou em sua fala aos segurados que embora a atividade não esteja no escopo da previdência, a instituição se alia aos esforços da estrutura municipal em oferecer opções de lazer, entretenimento e exercícios aos aposentados e pensionistas. “Ações como essa auxiliam na transição da atividade para a inatividade laboral; mantém o elo entre os ex-servidores e a estrutura, além de proporcionar a integração entre os alunos”, disse.

A diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Cristina Bezerra da Silva, lembrou que a inclusão dos aposentados nos cursos oferecidos pela instituição foi uma conquista da atual gestão municipal. Até então, todos os cursos eram destinados exclusivamente aos servidores ativos. “A partir dessa nova administração municipal, incluiu-se aposentados e pensionistas, inclusive os idosos que frequentam o Parque Municipal do Idoso”, destacou.

A turma de artesanato que começou nesta sexta-feira termina seu ciclo em maio. Neste período, a professora Judite Melo, da Espi, vai enfatizar a confecção de objetos à base de jornais e revistas, além de outros materiais recicláveis, transformando-os em porta-pratos, carrocinhas, peças decorativas etc. “E também vou ensinar a fazer parte do material em casa, como tinta, cola e verniz, com aquilo que dispomos no nosso dia a dia. É uma forma de aprendermos novos usos para muitas coisas, além de economizarmos na confecção”, ensina.

Na segunda turma de artesanato, que começa no dia 25 de maio, com uma nova instrutora, será dada ênfase aos trabalhos com crochê, conforme adiantou Jeânia Silva. “Vamos mudando o foco para agregar conhecimento de várias vertentes”, justificou.

Com o artesanato, a oferta de cursos oferecidos pela previdência aumenta para seis atividades – cinema, memória, coral, ginástica e zumba, alguns em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade. Em maio, além da nova turma de artesanato, também iniciam as aulas de inglês.

Para se informar sobre as atividades, os segurados podem ligar para o número (92) 3186-8000, das 8h às 17h, ou contatar pelo webchat (http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/).

CURSOS PARA OS SEGURADOS DO MUNICÍPIO

Canto Coral

Segundas e quartas – 9h30 às 11h

Exercitando a Memória