Curso orienta novos servidores sobre as diversas atividades ligadas ao RPPS

Fazer com que o servidor saia do processo de simples conhecimento, traçando uma estratégia diferente para seu desenvolvimento profissional, saindo do modo “decorar” para real o aprendizado, é um dos pontos do curso “Legislação, Instituição e Funcionamento do Regime Próprio de Previdência Social”, ministrado nesta quarta-feira, 04/04, pelo administrador Pedro Moreira. “O objetivo é demonstrar aos servidores a amplitude do trabalho inerente às diversas atividades que envolvem o Regime Próprio de Previdência Social. Como a concessão de benefícios, conhecimento da legislação e estrutura de gestão”, exemplifica.

O curso prossegue nesta quinta-feira, 05/04. É o último módulo do Curso de Formação da Carreira Previdenciária, promovida pela Manaus Previdência aos seus novos servidores, oriundos de concurso público, objetivando agregar informações sobre as atividades que vão desempenhar, facilitando, assim, o desenvolvimento de suas tarefas. O curso é realizado em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Conforme Moreira, no curso é estimulada uma interpretação pessoal dos servidores a partir dos dados apresentados, proporcionando uma visão diferente da iniciativa privada e do serviço público. O Depin – demonstrativo-resumo da política de investimento adotada pelos RPPS, objetivando criar mecanismos para que se possa atingir a meta atuarial – também faz parte do conteúdo. “O Depin é o que define o portfólio que compõe o ponto de vista de limite da carteira previdenciária, as diversificações que poderão ser feitas, passando pelo comitê de investimento, e sendo enviado ao Ministério da Fazenda para acompanhamento e avaliação sobre os sublimites a serem cumpridos internamente”, explica Moreira, sobre o funcionamento.

O módulo 15 do curso é o último a ser ministrado no 4º Curso de Integração, destinado especificamente aos 17 novos servidores municipais, oriundos de concurso público. Os demais temas abordados nesta programação foram: Gestão Administrativa, Financeira e Orçamentária do RPPS, Direito Previdenciário, Introdução ao Cálculo Atuarial, Ferramentas Gerenciais para a Qualidade, Noções de Arquivologia Pública, Apresentação do SIGED, Dimensão Psicológica – Aspectos Gerontológicos, SISPREV, Humanização do Atendimento no Âmbito da Previdência Municipal e Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho.

Texto: Stephanie de Farias

Manaus Previdência