Dinâmica marca o encerramento de curso sobre memória

A Manaus Previdência encerrou nesta quarta-feira, 22/05, a primeira turma de 2019 do curso de Exercitando a Memória. O término foi marcado por uma dinâmica feita com balões, que no seu interior traziam papéis com frases sobre o significado da atividade para cada aluno, como um gesto de carinho e agradecimento por parte dos mesmos. A ação foi realizada em parceria com Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e volta em sua segunda edição em agosto.

Conforme a psicóloga do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, Stefani Dias, a atividade oferecida pela Prefeitura, via previdência, foi além do trabalho com a memória. Incluiu relatos, amizades e acontecimentos importantes para cada participante. “Esse é um curso especial, pois tem um viés terapêutico que acaba trabalhando situações que acabam surgindo. Conta com o acompanhamento de um psicólogo por parte da Manaus Previdência, além do instrutor, que também possui essa formação”, diz.

A psicóloga Larissa Cavalcanti, da Espi, foi a instrutora do curso neste primeiro semestre. Segundo ela, a metodologia envolveu troca de experiências com estímulo à memória, com aprendizado associado a ela, como linguagem, atenção e raciocínio. “O trabalho envolveu, também, dinâmicas com memorização de números e objetos”, diz. “Foi um trabalho direcionado onde, por meio de exercícios, eles mantiveram a mente ativa e o entusiasmo na busca de qualidade de vida”, reforça.

NOVIDADES

Aposentada há dois meses, Rita Lopes, 70, foi em busca de outros horizontes e se interessou pelo curso Exercitando a Memória. “Logo quando saiu a minha aposentadoria, fui buscar o que fazer. Então, vim à Manaus Previdência ver o que tinha de novo, onde fui informada sobre o curso”, explica. “E com a minha vinda aqui tive várias surpresas e esclarecimentos. Foi gratificante. O curso fortaleceu a cada um de nós”.

Texto: Jackeline Brazão