Grupo inicia trabalho de acompanhamento das contribuições previdenciárias do município

Um grupo de trabalho da Prefeitura de Manaus realizou nesta segunda-feira, 15/10, a primeira reunião de atividade para formatar um plano de trabalho voltado aos controladores municipais. O documento servirá para subsidiar os técnicos nas análises relacionadas às contribuições previdenciárias por ocasião das auditorias periódicas nos órgãos municipais.

Fazem parte do grupo de trabalho técnicos da Manaus Previdência e das secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

“Definimos os membros participantes e as respectivas atribuições, assim como contextualizamos o que a previdência precisa que seja averiguado pelos controladores por ocasião de suas auditorias”, explicou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira.

Pela Previdência, vão compor o grupo o responsável pela auditoria na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, Carlos Antônio Rocha; o analista que confere as contribuições previdenciárias, Carlos Michael Rodrigues, e o procurador previdenciário Geraldo Amorim Jr, responsável pelo suporte jurídico.

Pela Semef, estão confirmados o coordenador dos controladores internos da Subsecretaria de Controle Interno do Município (Subci), Gleuson Chaves, e duas assessoras do setor: Rachel Brasil e Raquel Chaves. Ambos os órgãos aguardam a definição dos nomes da Semad.

Conforme a diretora de Previdência, Daniela Benayon, o grupo volta a se reunir no próximo dia 23, quando será avaliada a incorporação das informações da previdência nos procedimentos dos controladores. “Será o momento de analisarmos se o novo passo a passo atende às necessidades da previdência e, em caso positivo, validarmos o processo”.

Aprovado o novo procedimento, este será aplicado já nas próximas auditorias dos controladores, ainda este ano. “Essa é uma atividade constante da Subci e já vamos obter resultados em 2018, mesmo”, disse a diretoria de Previdência, acrescentando que outra responsabilidade do grupo de trabalho é dar o retorno aos gestores dos três órgãos sobre os resultados das análises quando os controladores a colocarem em prática.

Participou da reunião, ainda, o subsecretário-municipal de Controle Interno, Arnaldo Flores.