Janeiro Branco – A vida pede equilíbrio!

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

Uma saúde mental boa não é só não ter nenhum transtorno como depressão, ansiedade ou outras doenças da mente. Ser mentalmente ou emocionalmente saudável tem a ver com a forma que você pensa, sente, reage às situações do dia a dia e também com a capacidade de lidar com o estresse, superar desafios, construir relacionamentos e se recuperar dos contratempos e adversidades da vida.

Aprenda a identificar e entender seus sentimentos – Todos nós passamos por decepções, perdas, frustrações e mudanças ao longo da vida. Esses acontecimentos podem causar tristeza, angústia, ansiedade e estresse. Pessoas que aprendem a identificar e lidar de maneira saudável com esses sentimentos são mais capazes de se recuperar de adversidades.

Durma bem – O sono é vital para sua saúde física e emocional. Ele ajuda você a pensar com mais clareza, ter reflexos mais rápidos e se concentrar melhor.

Fortaleça suas conexões sociais – Os seres humanos são criaturas sociais com necessidades emocionais de relacionamentos e conexões uns com os outros para se sentir e funcionar da melhor maneira possível. Construa laços fortes com as pessoas que você ama.

Reduza o estresse – O estresse pode sugar sua energia quando você mais precisa dela, e todo mundo pode se sentir estressado de vez em quando. Se o estresse perdura, é um alerta para uma condição crônica que atrapalha as outras atividades da vida. Tenha compaixão por si mesmo e defina prioridades.

Encontre propósito e significado na vida – Pensar no significado e no propósito de vida ajuda a pessoa a se sentir bem consigo mesma. Ter em mente os objetivos e desafios impulsiona e pode ser o motivo para sair da cama de manhã.

Qualquer pessoa pode sofrer de problemas de saúde mental ou emocional. A grande maioria deixa de procurar ajuda médica ou psicológica por medo da medicação (efeitos colaterais, dependência) e do processo terapêutico (que precisa de tempo e dedicação). O que precisa ficar claro é que quanto antes buscamos ajuda, mais rápida será a recuperação e isso ajuda a evitar que o transtorno se torne crônico.

Quem cuida da mente, cuida da vida!

Texto: Larissa Migliorin da Rosa / Psicóloga – Manaus Previdência

Foto: ASCOM / Manaus Previdência