Manaus Previdência leva quatro Prêmios Aneprem para casa

O analista de sistemas Heron Moura, a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, e a psicóloga do Psicossocial, Stéfani Dias.

O sistema de previdência da Prefeitura de Manaus levou para casa quatro premiações na noite desta segunda-feira (22), durante 12º Prêmio Aneprem – Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, cuja cerimônia foi realizada no Armação Resort Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE).

A Manaus Previdência levou o primeiro lugar entre estados e capitais o prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, categoria que premia todo o esforço de gestão da instituição, que se consolida assim entre os melhores regimes de previdência do Brasil.

O prêmio de segundo lugar geral entre os “melhores projetos” do ano, também ficou com a Manaus Previdência, pelo Projeto Acolher. O primeiro lugar ficou empatado entre os institutos de previdência do Mato Grosso e de Alagoas.

O Projeto Acolher recebeu o primeiro lugar na “Categoria Segurados”. Quem subiu ao palco para receber o prêmio foi a psicóloga Stéfani Dias, servidora da Manaus Previdência que concebeu a ideia durante a segunda onda covid-19, em razão do crescimento no número de pensões por morte. “Nós, institutos de previdência, temos em comum o fato de avaliarmos o direito das pessoas e cuidamos do equilíbrio financeiro e atuarial das instituições. O que a Manaus Previdência propõe de inovador é a sensibilidade para olhar e agir em cima daquilo que significa ser pensionista e o que eles estão vivendo, que é o luto”, explicou Stéfani.

O Acolher consiste em um programa de orientação ao pensionista, com turmas a cada trimestre, que oferece suporte psicológico aos participantes para lidar com o processo de luto de forma mais equilibrada. O trabalho desenvolvido pelo Setor Psicossocial inicia com triagem por meio de entrevistas e é estruturado em encontros semanais na modalidade virtual, dinâmicas de grupo e suporte online.

O SAGEM  – Sistema de Agendamento Eletrônico venceu o 2º lugar na Categoria “Transformação Digital”, projeto defendido pelo analista de sistemas e servidor Heron Moura, que recebeu o prêmio na cerimônia. “O Sagem chegou para aumentar essa integração entre os setores da Manaus Previdência e aumentar a eficiência do nosso trabalho”, explicou Heron, durante sua apresentação.

O sistema, criado pelo Setor de Tecnologia da Informação (STIN), sem custo da autarquia, permite aos segurados e beneficiários agendar de forma eletrônica dezenas de serviços oferecidos pela Manaus Previdência, por meio de uma aplicação que opera tanto em computadores como em dispositivos móveis (como smartphones e tablets). O projeto está na Fase 1 e os agendamentos estão sendo feitos apenas pelas equipes do Call Center e Atendimento. A Fase 2 entrará em funcionamento no início de 2022, com testes iniciais do módulo aplicativo para auto-agendamento. Em 2022, o sistema estará disponível ao público em geral, para que os segurados possam acessar a plataforma de qualquer lugar.

Prêmio Aneprem 2021

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, expressou o orgulho por ter a instituição em destaque nacional, graças ao trabalho de uma equipe de servidores empenhados e comprometidos. “Nossos projetos foram iniciativas desenvolvidas pelos próprios servidores, que além de inovadores não tiveram custo para a instituição. Todo o nosso trabalho tem um objetivo principal, que é servir com excelência os nossos aposentados e pensionistas. Quero agradecer ainda o prefeito David Almeida pela confiança. Ele não pôde comparecer à premiação, mas foi representado pelo nosso time”, disse Daniela.

Histórico de premiações

Esta é a segunda vez que a Manaus Previdência se destaca no Prêmio Aneprem. Em 2019, ficamos em 2º lugar na modalidade Inovação, com o projeto “Pensando o Futuro”. O projeto que teve início em 2018 é baseado na educação previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens (entre 16 e 24 anos incompletos) pensionistas da Manaus Previdência.

A Aneprem promove esta premiação anualmente para reconhecer os destaques do trabalho desenvolvido pelos institutos de previdência dos estados e municípios brasileiros, que hoje são 2.153. No dia 11 de novembro, Manaus Previdência recebeu o Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” e o 1º lugar no prêmio Destaque Brasil de Investimentos (Categoria 3: Acima de 5.000 ativos), da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Municipais e Estaduais (Abipem) em 2021. A cerimônia foi realizada em Goiânia (GO), durante o Congresso da Abipem.

— — —

Texto: Cinthia Guimarães/Manaus Previdência