Notícias

Pré-aposentandos do município participam de palestra sobre envelhecimento saudável

Alimentação balanceada e exercícios. Essa é equação da vida que garante uma existência com mais qualidade e saúde, construindo o caminho para uma velhice com autonomia e disposição. O recado foi o ponto de partida para a palestra “Reflexões sobre o envelhecimento saudável”, da geriatra Karoline Rodrigues, nesta quinta-feira, 26/09, no terceiro módulo do Programa Orientação para Aposentadoria aos Pré-aposentandos (Prepara Prev), da Prefeitura de Manaus, que aconteceu no auditório da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, em dois horários, das 8h30 às 11h e 14h às 16h30.

Aplicado pela Manaus Previdência, o Prepara Prev objetiva levar orientações aos servidores em fase de pré-aposentadoria, especialmente sobre aspectos legais, biológicos e psicossociais, demonstrando as possibilidades de novos projetos de vida. “E envelhecer com saúde é uma preocupação que deveria ser observada por todos, em qualquer idade, mas não é isso que acontece, geralmente”, observou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, presente na palestra. “Por isso, incluímos esse módulo no programa por entendermos a importância desse alerta na vida das pessoas que caminham para a terceira idade”, justificou. “O desejo do prefeito Arthur Virgílio Neto é de que o servidor se aposente com saúde”.

ALIMENTO E EXERCÍCIOS

Interagindo com os participantes, a geriatra Karoline Rodrigues destacou que o cuidado com saúde deveria existir desde sempre. Mas, diante de uma realidade onde a maioria só se preocupa com o tema quando as doenças ameaçam a aparecer, nunca é tarde para começar um novo estilo de vida.

A médica lembra que mudar hábitos não é fácil, à medida que existem conceitos individuais sobre alimentação, exercícios físicos e até convivência em coletividade. “Algumas pessoas têm a personalidade de ficar quieta no seu canto. Então, isso requer mudança significativa no seu estilo de vida”, exemplifica. “Essa é a grande dificuldade dos idosos. Você até pode saber que precisa ter uma vida saudável, mas conseguir essa força para mudar é difícil”, disse.

Difícil, mas não impossível, frisou a palestrante, que mostrou aos servidores os caminhos que levam a essa mudança. “Para ter um envelhecimento saudável, o primeiro passo é adotar uma refeição balanceada, reduzindo as grandes quantidades e priorizando peixes, verduras e frutas, além de evitar a fritura”, ensinou.

Depois, complementou, iniciar atividades físicas, no mínimo três vezes na semana, ação essencial para um bom andamento da parte motora e mental do indivíduo. “Por último, a socialização, como praticar atividades em grupo e aprender novas coisas. Isso ajuda muito a evitar doenças como o Alzheimer”, finalizou Rodrigues.

O Prepara Prev continua em outubro, novembro e dezembro, com a realização dos módulos “Passeio cultural” (17.10), “Planejamento financeiro e familiar: o empreendedorismo como fonte de renda” (21.11) e “A família como rede de suporte na aposentadoria” (11.12).


 

Ascom – Manaus Previdência

Texto: Marcia Claudia Senna e Jackeline Brazão / Manaus Previdência

Notícias relacionadas