Pré-aposentandos recebem orientações sobre empreendedorismo e planejamento financeiro

Empreender para realizar um sonho ou somente para complementar a renda está ao alcance de todos, mas o planejamento financeiro é essencial para reduzir risco na empreitada. Foi com esse enfoque que o economista Evanildo Pantoja trabalhou o módulo relacionado ao tema no programa Orientação para Aposentadoria aos Pré-aposentandos (Prepara Prev), da Manaus Previdência, na manhã desta quinta-feira, 27/09, aos pré-aposentandos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Decidimos incluir esse assunto no cronograma do Prepara Prev para auxiliar os futuros aposentados do município sobre esses aspectos, em especial aqueles que têm intenção de empreender”, explica a diretora de Previdência, Daniela Benayon. “Mas, as orientações também são pertinentes para o dia a dia do aposentado, que precisa planejar bem o uso do seu provento”, lembra.

INVERSÃO

A cultura do brasileiro é primeiro empreender e somente procurar uma assessoria especializada quando começa a enfrentar dificuldades, informa Pantoja, com a experiência que possui no trabalho que executa no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Levantamento feito pela instituição mostra que somente 10% procuram o órgão em busca de informações antes de empreender”, lamenta. “E os 90% restantes nos procuram atrás de ajuda após abrir seus negócios. Ou seja, há uma inversão na metodologia”.

Também na questão do uso dos proventos, o economista lembra que o planejamento financeiro é essencial para todos, independente da faixa etária. ”É esse cuidado que reduz os riscos de endividamento que acontece, por exemplo, nos empréstimos consignados, muito procurados pelos idosos, atraídos pela facilidade do processo”, diz. O resultado, acrescenta, são os altos índices de endividamento e, consequentemente, perda de renda e do poder de consumo. “Mas, com o mínimo de conhecimento sobre esses temas, é possível evitar situações complicadas”, ensina.

À tarde, o programa prosseguiu com a abordagem sobre o mesmo tema com o contador Alexandre Frota de Paula, também do Sebrae, para uma turma que optou em participar no horário vespertino, sem prejuízo das suas atividades funcionais.

ORIENTAÇÃO

É para orientar os futuros aposentados do município sobre questões abrangem a nova etapa de vida que a Manaus Previdência criou o Prepara Prev. A experiência junto à Semsa é o piloto para o aperfeiçoamento da atividade, que será estendida a outras secretarias municipais.

Para atingir de forma satisfatória seus objetivos, o Prepara Prev foi formatado em seis módulos, cada qual abordando um aspecto na vida do futuro aposentado. Cada tema foi construído após análise de estudos para a elaboração do programa.

O módulo desta quinta-feira foi o terceiro. Os próximos serão “Reflexões sobre o envelhecimento”, no dia 30 de outubro; passeio cultural (29/11) e “A família como rede de suporte na aposentadoria”, no dia 13 de dezembro. O primeiro módulo aconteceu no dia 31 de julho e tratou sobre a importância da preparação para a aposentadoria.

_ _ _

Manaus Previdência