Prefeitura inaugura laboratório de informática voltado aos segurados

A Prefeitura de Manaus entregou aos aposentados e pensionistas do município um laboratório de informática equipado com os recursos necessários para aulas e cursos voltados para a inclusão digital. O espaço será utilizado, também, para a capacitação interna e permanente de servidores lotados na previdência municipal, local que abriga o núcleo.

“É um espaço que equipado a custo praticamente zero”, enfatiza o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira. “Reaproveitamos móveis e equipamentos; consertamos o que necessitava, deslocamos objetos…enfim, nosso custo foi apenas mão-de-obra de preparação do ambiente”, diz.

Batizado de Laboratório de Inclusão Digital, Inovação e Capacitação Tecnológica da Manaus Previdência (LID), o núcleo foi desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Informação (Stin), da Manaus Previdência. Dispõe de 14 lugares, data-show, intranet e recursos multimídia. Ao lado do espaço funcionará uma sala conjugada, destinada ao suporte do local (montagem de computadores, soldagem, manutenção etc).

A ideia, segundo o coordenador da área, César Braz, já havia sido discutida há algum tempo com a direção da previdência, mas começou a ganhar forma a partir da participação de dois servidores da área no 18º Fórum Internacional Software Livre (Fisl), que aconteceu em julho, em Porto Alegre/RS. “A iniciativa foi ao encontro de uma demanda dos segurados, que solicitavam aprendizado na área de informática como forma de utilizar o Portal do Segurado”, diz, referindo-se ao site da Prefeitura voltado aos aposentados com vários serviços on-line, incluindo a emissão de contracheque.

O projeto foi apresentado aos coordenadores de setores da autarquia municipal, que ocuparam os assentos do laboratório e puderam conhecer os recursos disponíveis, além de acompanharem uma explanação da trajetória do LID por parte do técnico previdenciário Heron Moura, incumbido da tarefa de tornar o projeto uma realidade.

O próximo passo, agora, segundo Silvino Vieira, será a definição de uma agenda de utilização do LID, em parceria principalmente com a Diretoria Previdenciária (Diprev), que por meio do Setor de Psicossocial, estabelece as atividades que são oferecidas aos segurados do município. “Somente em 2018 oferecemos 15 tipos de cursos, atendendo a aproximadamente 450 pessoas. Agora, a informática também passará a integrar a nossa grade, contribuindo para a capacitação de aposentados e pensionistas para a navegação segura e cômoda do mundo digital”, afirma.

Atualmente, a Manaus Previdência assegura os direitos previdenciários de quase sete mil segurados, entre aposentados e pensionistas.

_ _ _