Prepara Prev encerra envolvendo a família na transição para a aposentadoria

A importância da família no processo de transição da atividade para a aposentadoria, assim como os procedimentos na rotina laboral e no emocional que antecedem esse momento e que auxiliam nesse processo foi a temática abordada no último módulo do programa Orientação para Aposentadoria aos Pré-aposentandos (Prepara Prev) da Manaus Previdência nesta terça-feira, 11/12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), junto aos servidores dessa secretaria.

“Durante os nossos atendimentos percebemos que a aposentadoria, algumas vezes, é um choque para quem se aposenta e para a família, que estava acostumada com uma figura que saía de casa todo o dia para trabalhar. Trabalhar o psicológico e o emocional, entre outros fatores, é primordial para que essa realidade deixe de ser um impacto negativo para se transformar em algo prazeroso”, disse a diretora de Previdência Daniela Benayon, que participou da etapa matutina do programa.

Foi para inserir os familiares nesse processo que a previdência solicitou a cada participante que levasse um familiar para assistir à palestra de encerramento do programa, a cargo da psicóloga Ana Lúcia Mitouso, do quadro da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Com vasta experiência em assuntos que abordam os direitos humanos, a própria psicóloga disse que se viu refletinda nesse processo de transição ao receber o convite e preparar a palestra para o encerramento do Prepara Prev. “Sempre passei muitas horas trabalhando e minha filha, quando pequena, cobrou mais tempo meu para a família. Dizia até que iria reclamar com o gestor da época sobre isso”, relembrou emocionada. “Eu dizia que iria ter esse tempo maior, mas sabia que não seria nem no período e nem no tempo que ela precisava. E agora, eu também vislumbro a aposentadoria”.

Com base na própria experiência, Mitouso destacou aos pré-aposentandos que essa transição é sentida de modo diferente por cada um, devido a vários fatores, como o econômico, afetivo, social e familiar. “Há, ainda, a influência da trajetória pessoal e profissional, de como a pessoa se sente ou não valorizada no espaço de trabalho”, destacou.

Para minimizar os efeitos desse processo, a psicóloga elencou sete dicas que auxiliam na pré-aposentadoria do servidor público: ir se desligando e desapegando de algumas tarefas, repassando-as para outros colegas; desacelerando o ritmo de trabalho e não assumir cargos de confiança; tirar licença-prêmio para sentir como vai ser a vida de aposentado; ler sobre aposentadoria e preparar-se psicologicamente para evitar a depressão; e, por fim, preparar-se financeiramente, com controle de gastos, para se adaptar a uma nova realidade financeira.

“Esses cuidados não são um prenúncio de uma fase triste. Muito pelo contrário. Significam o início de uma fase diferente que também oferece um leque de opções de felicidade”, disse Mitouso, enumerando algumas dessas opções (ver lista abaixo).

Ao término de sua explanação, a psicóloga parabenizou a Prefeitura, por meio da Manaus Previdência, por proporcionar ao servidor pré-aposentando a possibilidade de refletir sobre essa transição. “É bom nos defrontarmos com essa realidade. Que cada servidor e familiar possa pensar nas novas possibilidades que vão surgir com a aposentadoria e validar de forma satisfatória esse processo”.

Sobre o Prepara Prev

O Prepara Prev foi criado para levar informações essenciais aos servidores antes de estes deixarem a ativa, incluindo conhecimento sobre as regras de aposentadorias disponíveis ao servidor para a sua opção. A Semsa foi a secretaria-parceira que possibilitou a implantação do programa como um piloto, para fim de checagem e aperfeiçoamento da atividade quando da sua aplicação em 2019.

O programa apresenta debates que abrangem desde o suporte familiar na nova etapa de vida até o empreendedorismo na terceira idade. E para que as informações sejam debatidas com qualidade e profundidade, o programa foi dividido em seis módulos, apresentados ao longo dos meses. Por isso, o programa começou em julho e finalizou em dezembro de 2018.

OS 10 MANDAMENTOS DA APOSENTADORIA FELIZ

1 – Prepare-se para esta nova fase da vida, inclusive emocionalmente;

2 – Mantenha-se sempre ativo: jogue, brinque, caminhe e, sobretudo, dance;

3 – Participe de atividades culturais diversificadas, como música, cinema e teatro;

4 – Mantenha os laços com amigos e familiares, construindo redes de suporte social.

5 – Seja um eterno aprendiz. Aprenda um novo idioma, um instrumento musical, pintura etc.

6 – Curta a natureza e conheça novos lugares, começando pelos mais próximos;

7 – Faça planos e tente realizá-los, participando das decisões que lhe dizem respeito;

8 – Inclua legumes, verduras e frutas no seu cardápio. Coma apenas o necessário;

9 – Cuide da saúde. Realize exames regularmente e adote hábitos saudáveis;

10 – Sorria sempre que possível. Chore, se necessário.

———-

Manaus Previdência