Previdência e Semef discutem experiências sobre sistema de qualidade

A Manaus Previdência recebeu a Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), nesta quarta-feira, 15/8, para um benchmarking – processo de comparação de práticas como instrumento de gestão.

No encontro, a diretoria pôde conhecer as fases do projeto de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Administração Pública, os procedimentos de gestão da qualidade adotados pela previdência a fim de implantá-los na secretaria.

“O nosso método de gestão vem se tornando um referencial em âmbito municipal. Trabalhamos com muita seriedade para manter esse nível de prestação de serviços”, afirma a chefe da Assessoria Técnica da previdência, Márcia Assunção.

Segundo a representante da Semef, Marcela Castro, diretora do Departamento de Melhoria de Processos, encontro foi solicitado a fim de identificar os ajustes necessários para a instituição a qual busca alcançar os mesmos resultados.

“Estamos conhecendo como funciona a Manaus Previdência. Viemos buscar conhecimento por estarmos trabalhando para implantação de um plano de ação para certificação da ISO 9001:2015 na Semef”, detalha.

Referência em reconhecimento de qualidade entre as secretarias municipais, a previdência passou por várias adequações ao longo dos anos, conquistando recentemente a recomendação à certificação ISO 9001:2015, a mais recente da norma. A condecoração conferida ao órgão se deve à qualidade nos processos de execução do sistema previdenciário, garantindo a satisfação dos beneficiários, por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e celeridade contínua dos procedimentos.

CERTIFICAÇÃO

A ISO 9001 é uma norma aceita por 156 países e tem mais de 1 milhão de organizações certificadas ao redor do mundo (aproximadamente 13 mil só no Brasil). Ela é regulamentada pela International Organization for Standardization (ISO), uma organização não governamental que tem por função promover a normatização de produtos e serviços, sempre com uma abordagem baseada na melhoria contínua.

_ _ _

Texto: Stephanie de Farias