Notícias

Previdência faz mutirão para massificar uso do Portal do Segurado

A Manaus Previdência realizou mutirão, nesta terça-feira, 24/7, para cadastrar os segurados do município que ainda não haviam aderido ao Portal do Segurado. A ação coincidiu com o dia de pagamento e visa conscientizar aposentados e pensionistas sobre a comodidade e segurança da ferramenta.

“O portal existe desde 2015 e queremos incrementar o seu uso”, explica a diretora de Previdência da autarquia, Daniela Benayon. “É um facilitador que disponibiliza diversos serviços, além do contracheque, e que pode ser acionado em qualquer dia e horário da semana, de casa ou de uma lan house”, destaca. “A presença física do segurado na sede da previdência só é necessária em casos de recadastramento”, complementa Benayon, que nesta terça-feira assumiu um dos guichês de cadastramento ao portal para acompanhar de perto o processo e auxiliar os trabalhos da equipe da área previdenciária.

O incremento do uso do portal coincide com o término da impressão de contracheque dos segurados por parte da empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).

Comodidade

Comodidade e segurança são o que a doméstica Maria Izabel Reis, 39, quer para os pais a partir de agora. Acompanhante de ambos, aposentados pelo município, é Izabel quem os traz para o recadastramento anual e recebimento mensal do contracheque. “Moramos no bairro São José e eles não podem andar de ônibus. Dependemos da carona do meu cunhado para virmos aqui”, relata. “E nem sempre ele está disponível”, revela.

Os pais de Izabel, Teodora e Alzerino Reis, 77 e 83 anos, respectivamente, realizaram o cadastro no Portal do Segurado. “Agora, vou acionar o documento a partir do tablet e mostrar para eles. Vai ser melhor para todo mundo”, acredita.

Acessibilidade

Cadastrar e acessar o Portal do Segurado é simples. O link http://sisprev.manaus.am.gov.br/portal abre a janela que mostra as opções de acesso para quem já é cadastrado e para quem ainda vai se cadastrar. Em ambos, o procedimento é fácil, bastando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, para quem já é cadastrado, e, no caso de quem ainda vai se cadastrar, acrescenta-se a data do nascimento. Na página seguinte, o internauta clica no botão do serviço desejado para iniciar a consulta e impressão do documento, caso queira.

 

 

 

No portal, o segurado pode acessar e imprimir o contracheque, o Comprovante de Rendimento para Declaração de Imposto de Renda (antiga Cédula C), atualizar dados cadastrais, acompanhar processos previdenciários, obter o extrato previdenciário, simular a aposentadoria (para ativos) e gerar o boleto de arrecadação.

 

_ _ _

Ascom – Manaus Previdência

Texto: Marcia Claudia Senna

Fotos: Marcia Claudia Senna e Stephanie de Farias

Notícias relacionadas