Notícias

Previdência investe na capacitação de aposentados e pensionistas

 A Manaus Previdência vai adaptar o prédio anexo à sede da instituição para oferecer maior comodidade e ampliar o número de cursos voltados para os aposentados e pensionistas do município. A novidade foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 26/7, pelo diretor-presidente da instituição, Silvino Vieira, na abertura do calendário do segundo semestre de cursos da instituição, que começou com o curso de Espanhol Básico.

“São projetos que estão amadurecendo e, aos poucos, se tornando realidade”, disse Vieira. “Entre os que estão em estudo, está o que proporciona um maior suporte ao nosso público para o uso do Portal do Segurado”, adiantou.

A proposta da previdência encontrou eco nos alunos que iniciaram o curso de espanhol, uma realização em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). “Estamos muito felizes de continuar caminhando junto com a previdência, ampliando o leque de capacitação dos servidores ativos e inativos da prefeitura”, destacou a coordenadora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento do órgão, Waldeliz Freitas.

Com experiência em aulas em todas as faixas etárias, o professor Mauro Curi, nascido em Iquito, Peru, adiantou que vai investir na dinâmica lúdica para manter a atenção e o interesse dos alunos nas aulas e, com isso, facilitar a absorção do conteúdo da matéria. “Nosso material investe muito em treinamento e conversação, visando capacitá-los para uma comunicação no novo idioma em um curto espaço de tempo”, disse Curi em um português fluente, fruto de 27 anos de Brasil. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30.

 

Expectativa

Com as 30 vagas esgotadas, o curso de Espanhol Básico já consta com lista de espera de 15 pessoas. Entre os que estão na expectativa de uma desistência está o aposentado José Maria de Macedo, 75. Ativo em outros cursos oferecidos pela previdência no primeiro semestre, como canto/coral e inglês, Macedo quer continuar estudando como forma de manter a mente ativa, além de agregar o conhecimento de um novo idioma. “É uma língua muito comum nos dias de hoje e, aparentemente, de fácil assimilação”, comenta, admitindo estar ansioso para uma possível convocação. “Espero poder participar desta turma, estou na lista de espera e acreditando numa convocatória”, afirma.

O Espanhol Básico abriu uma série de cinco cursos que a previdência oferece neste semestre aos aposentados e pensionistas. Na próxima segunda-feira, 30/7, inicia o curso “Exercitando a Memória” e, na sequência, “Dança do Ventre” (02/08), “Artesanato-Arranjos Temáticos” (17/08) e “Noções de Fotografia” (11/09), todos em parceria com a Espi.

Informações sobre vagas, dias e horários podem ser obtidas na sede da Manaus Previdência – avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, de segunda a sexta, das 7h às 14h – ou pelo telefone (92) 3186-8000 e webchat http://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/, ambos de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Manaus Previdência

Texto: Marcia Claudia Senna

Notícias relacionadas