Notícias

Segurados podem se inscrever para cursos de Libras e coleta seletiva

Mais do que uma língua, um ato de inclusão. Mais do que um ambiente limpo, uma ação de respeito à natureza. São esses conceitos de cidadania que irão nortear os próximos cursos que a Prefeitura vai disponibilizar a partir de junho aos segurados do município, mas também com vagas para o público em geral: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coleta seletiva/reciclagem. A primeira, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

“Libras é o resultado do esforço em atendermos uma solicitação dos próprios segurados e no caso da reciclagem, uma oportunidade de trabalharmos um tema relacionado ao meio ambiente, algo tão necessário na atualidade”, disse a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

As técnicas de ambos os cursos, na avaliação da presidente, vão se unir ao olhar atencioso de cada um em relação à vida em sociedade, construindo um futuro onde todos possam se relacionar em equidade com as diversidades, inclusive as pessoas com deficiência. “Assim, Libras oferece ao segurado a oportunidade de aprender uma nova língua exercitando a cognição. No de coleta seletiva, pretendemos incentivar um cuidado maior com o meio ambiente, sobretudo em uma capital que é envolvida pela floresta e traz esse laço com a natureza em sua cultura”, complementa, lembrando que produtos confeccionados a partir de dejetos reutilizáveis podem se transformar em complemento de renda, como já acontece com, por exemplo, o artesanato.

Também começa em maio o curso de automaquiagem, mas as vagas já estão esgotadas, com direito a lista de espera.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada, das 8h às 14h, ou tirar dúvidas pelo telefone (92) 3186-8000, das 8h às 17h.

 

ZUMBA

Enquanto as novas atividades não começam, outras vão cumprindo sua missão. Nesta quinta-feira, 09/05, houve o encerramento do curso de zumba, que fechou o ciclo com uma apresentação das alunas. “Nossa avaliação é muito positiva. Zumba já é recorrente na casa, devido a esse interesse das seguradas pela busca da qualidade de vida, romper com sedentarismo e fazer novas amizades. Inclusive, terminou, mas com o ‘apelo’ de permanecer na grade de cursos”, revelou a assistente social da previdência, Deborah Aubert.

Nesta atividade, a parceira da previdência é a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que cedeu o instrutor. A diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da instituição, Jeânia Bezerra, diz que além de capacitar os servidores ativos é papel da Espi/Semad desenvolver ações que visam beneficiar os servidores aposentados que tanto contribuíram para o serviço público. “Esse trabalho é orientado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com o objetivo de atingir as metas do planejamento estratégico Manaus 2030, no que se refere ao eixo de valorização de pessoas”, lembra.

A dedicação e o empenho das alunas mereceram elogios do professor da atividade, Jean Muler. “Conseguimos trabalhar um padrão de atividade e, principalmente, contribuir para que a saúde corporal e mental das participantes esteja sempre em alta”.

Todos os cursos oferecidos pela Manaus Previdência acontecem por meio de parceria, sem nenhum custo. Ao longo de 2019, a autarquia vai realizar 15 atividades, sendo três com mais de uma turma. As parceiras deste ano são a Espi (zumba, exercitando a memória, espanhol, artesanato, teatro, dança do ventre, inglês, inclusão digital e empreendedorismo), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas/Cetam (planejamento e controle de finanças; coleta seletiva e reciclagem, e técnicas de coaching) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade/Funati (canto coral, ginástica e artesanato).

 

AGENDE

Os próximos cursos da Manaus Previdência (*)

 

Libras                       

Período: 03.06 a 15.07, às segundas, quartas e sextas

 

Coleta Seletiva e Reciclagem                     

Período: 10.06 a 19.06, de segunda a sexta-feira

 

Artesanato – sempre às terças e sextas

Biscuit: 02 a 26.07

E.V.A: 06 a 30.08

Fuxico: 10.09 a 04.10

 

Teatro

Período: 08 a 30.07, segundas e sextas

 

Exercitando a Memória

Período: 05.08 a 30.09, segundas e quartas

 

Dança do ventre

Período: 06.08 a 19.09, terças e quintas

 

Inglês

Período: 10.09 a 18.10, terças, quintas e sextas

 

Inclusão digital

Período: 10.09 a 31.10, terças e quintas

 

Empreendedorismo

Período: 01 a 29.10, terças e quintas, das 9h às 11h

 

Técnicas de Coaching

Período: 07 a 18.10, segunda a sexta

 

 (*) Todos, das 8h30 às 10h30


Ascom – Manaus Previdência

Texto:Marcia Claudia Senna e Jackeline Brazão

 

Notícias relacionadas