Teatro e flauta são as novidades nos cursos da Prefeitura de Manaus

A essência de cada ser, trabalhada a partir da arte da representação, e a busca da calma, paciência, além do fortalecimento do pulmão, estão entre os benefícios que os aposentados e pensionistas municipais passaram a trabalhar a partir desta segunda-feira, 19/08, no início das atividades de mais quatro cursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da previdência do município.

Em cenários imaginários, soaram os primeiros sons da Flauta Doce e dos gestos da interpretação teatral, que junto com as ações do Exercitando a Memória e da Ginástica, marcaram o início das atividades, pondo fim à ansiedade da estreia dos alunos.

“É um sonho que estou realizando”, relatou a aluna de Teatro, Glória Gomes, 64. “Sempre tive vontade de fazer, mas nunca consegui porque trabalhava muito”, revela. “Agora, aposentada, essa é a chance que esperei por toda a vida”, revela.

De fato, teatro foi um dos cursos mais solicitados pelos segurados do município, conforme levantamento do Setor de Psicossocial (Psico) da Manaus Previdência, a partir de fichas de avaliação de cursos anteriores, onde os alunos podem sugerir novas atividades. “E estamos confirmando o retorno dessas solicitações”, destacou a chefe do Psico, Darla Gondim, durante a abertura dos cursos, que também contou com a participação da diretora e gerente da área previdenciária, Ana Domingues e Poliane Rio, respectivamente. “A manhã está bem movimentada, os alunos compareceram e são muito boas as expectativas para todos”, complementou Gondim.

Destacando a oportunidade de novos conhecimentos em outras áreas, a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Jeânia Bezerra, lembrou da qualificação dos professores, desejando aos alunos um bom aproveitamento. “Ao término das aulas, voltaremos aqui para ouvir as experiências de cada um”, disse.

A Espi é parceira em vários cursos ministrados na Manaus Previdência. Nas atividades iniciadas nesta segunda-feira, a instituição cedeu os instrutores do Teatro e Exercitando a Memória, a cargos dos professores Dayvisson Caldas e Larissa Cavalcanti, respectivamente. Ginástica (com a professora Marcia Melo) e Flauta Doce (Antônio Orlando) são ações realizadas em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

CONTEÚDO

Com experiência em trabalhar com o público da terceira idade, o professor Dayvisson Caldas, do curso de teatro, adiantou que seu propósito é apresentar o universo da arte aos alunos, assim como despertar vivências e a criatividade. “Sempre trabalhei os jogos teatrais em comunidades carentes, resgatando a identidade e autonomia dos idosos”, diz. “E com essa nova turma irei trabalhar com resultados culturais, sociais das suas histórias e, a partir daí, transformar em cenas. Nosso objetivo será vivenciar o teatro, e não formar atores”, informa.

Os cursos acontecem de segunda e quarta, para ginástica, das 8h30 às 10h; flauta doce, 9h30 às 11h; exercitando a memória, 8h30 às 10h30 e de segunda e sexta para o teatro, 8h30 as 10h30, todos na sede da Manaus Previdência, av. Constantino Nery, nº 2.480 – Chapada. Para saber de outros que estão com matrícula abertas, os segurados podem ligar para (92) 3186-8000, de 8h às 17h.

——-

Texto: Jackeline Brazão e Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência