Prêmios e Certificações

AS CONQUISTAS DA PREVIDÊNCIA DE MANAUS NOS ÚLTIMOS ANOS

2020

– Certificação Pró-Gestão – Nível IV –  (Certificado) – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 (vinte e quatro) ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 (seis) ações; Governança Corporativa – 16 (dezesseis) ações e Educação Previdenciária – 2 (duas) ações. Com essa conquista, Manaus torna-se a primeira capital brasileira a alcançar o nível IV da Certificação no Pró-Gestão RPPS, nível máximo em gestão previdenciária, recebendo, ainda, 5 (cinco) Boas Práticas de Gestão (BPG’s). O certificado é válido por três anos e o RPPS passará por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – categoria 3, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) ativos. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.

2019

Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) – A Manaus Previdência recebeu a recomendação à recertificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

2º lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária – na modalidade Inovação, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) com o projeto “Pensando o Futuro”. O projeto teve início em 2018, baseado na Educação Previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 24 anos incompletos, para o encerramento da pensão por morte, a fim de conheçam alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Anualmente, a instituição convida os adolescentes e seus familiares ou responsáveis para um encontro com duração de três tardes, momentos em que são repassadas informações relativas ao mercado de trabalho, carreira profissional, planejamento das despesas e importância do apoio familiar. Para tanto, são realizadas parcerias com instituições governamentais e não governamentais.

1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” – categoria 5, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes com mais de 7.001 segurados. Esse prêmio avalia 92 quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.

– Certificação Pró-Gestão – Nível III – (Certificado) – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 ações; Governança Corporativa – 16 ações e Educação Previdenciária – 2 ações. O certificado é válido por três anos e o RPPS deve passar por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

2018

– Manutenção da Certificação ISO e Atualização para versão 9001:2015 – (Certificado) – A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional.

2017

– 4º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária – concedido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), sendo a melhor capital em gestão previdenciária – à frente, inclusive, de todos os Estados da União. Esse prêmio avalia ações pautadas nos princípios da transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social dos participantes, sendo sua adesão facultativa e aberta aos mais de 2.000 RPPS de todo o Brasil.

– Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) – Recebeu o prêmio na categoria “Gestão Pública’’- 250 pontos, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o qual avalia requisitos de Liderança, Estratégias & Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. O PQA tem servido como indicador do nível de excelência das organizações privadas e públicas e é considerado – pela classe empresarial – como o “Oscar da Qualidade” no Amazonas.

– Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas, segundo o Relatório da ‘Força-Tarefa’ do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM).

2016

– Nova Certificação ISO 9001:2008;

– 7º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Aneprem).