Prêmios e Certificações

AS CONQUISTAS DA PREVIDÊNCIA DE MANAUS NOS ÚLTIMOS ANOS

2023

– 2º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – “Categoria 4” (Certificado), da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 6.000 (seis mil) servidores ativos. O prêmio avalia 55 requisitos, dentre eles o atingimento da meta atuarial e o programa de educação financeira.

O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.

– 3º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” – Grupo de Municípios, “Categoria 2” (Certificado), de 30.000 a 10.001 servidores ativos, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes filiados à associação e com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Esse prêmio avalia 96 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão Previdenciária.

– 5º lugar do Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária – Grupo 2: Municípios. Categoria 1 (Certificado) – RPPS de grande porte, concedido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).

2022

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) Em 2022, a Manaus Previdência passou pelo processo de auditoria externa realizado pela empresa TÜV Rheinland, que recomendou à Recertificação na NBR ISO 9001:2015, ficando assim, apta para mais um ciclo de 3 anos. Com isso, a autarquia comprova que seu Sistema de Gestão da Qualidade permanece implementado, dando continuidade às melhorias de seus processos, em atendimento às necessidades de seus clientes e partes interessadas, cumprindo os requisitos legais e regulatórios aplicáveis e aumentando desta forma, a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua dos seus processos e avaliação da conformidade.

– 1º lugar no Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na Modalidade Governança Corporativa, “Categoria: Capitais” (Certificado). Esse prêmio avalia 54 práticas distribuídas em três critérios: Responsabilidade Corporativa e Social, Transparência, Ética e Equidade.  A Manaus Previdência alcançou cerca de 90% da pontuação estabelecida, sendo o mínimo de 70% para ser classificada do total de pontos. As exigências vão desde a comprovação da realização da publicação do seu Relatório de Governança Corporativa em seu site até a comprovação de uma Ouvidoria.

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – “Categoria 3”  (Certificado)  , da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) servidores ativos. O prêmio avalia 48 quesitos, dentre eles a atingimento da meta atuarial e o programa de educação financeira. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.

– 3º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” (Certificado) – Grupo de Municípios, categoria 2, de 30.000 a 10.001 servidores ativos, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes filiados à associação e com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Esse prêmio avalia 96 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão Previdenciária. As exigências vão desde a comprovação do CRP administrativo até o plano de capacitação dos servidores e conselheiros. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.

Manaus Previdência mantém certificação no Pró-Gestão RPPS pelo 4º ano consecutivo   (Certificado)  – Após dois dias de auditoria externa realizada pela empresa ICQ Brasil, a autarquia manteve o nível IV, que é o máximo em certificação. Este é quarto ano consecutivo, em que a Manaus Previdência recebe a recomendação pela manutenção da certificação no Pró-Gestão RPPS.  Em 2019, a autarquia foi certificada no nível III e em 2020 conquistou o nível IV, pela primeira vez, mantendo em 2021 e agora, em 2022.

2021

– 1º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Certificado  – Modalidade Inovação “Categoria Segurados”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), com o Projeto Acolher, projeto desenvolvido durante a pandemia pelo Setor Psicossocial para oferecer suporte psicológico a novos pensionistas que tiverem deferido o benefício de pensão por morte. A autoria do projeto é da servidora e psicóloga Stéfani Inácio.

– 2º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Certificado) – Modalidade Inovação “Categoria Transformação Digital”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), por ter desenvolvido o SAGEM – Sistema de Agendamento Eletrônico, que permitirá aos segurados e beneficiários agendar de forma eletrônica seu atendimento no órgão. O programa, desenvolvido pelo servidor Heron Moura, possui módulos em fase de testes e em breve será disponibilizado a todos os usuários.

– Manutenção da Certificação Pró-Gestão – Nível IV(Certificado) – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A manutenção dessa certificação representa a consolidação e maturidade da gestão corporativa do sistema de Previdência da Prefeitura de Manaus.  Esta é a primeira auditoria de supervisão anual do certificado, que é válido até outubro/2023.

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) – A Manaus Previdência recebeu a recomendação à manutenção da certificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – “Categoria 3” (Certificado)  , da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) ativos. O prêmio avalia 45 quesitos, dentre eles a Análise de Riscos, 100% de Certificação dos membros do Comitê de Investimentos e o Plano de Trabalho anual. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” (Certificado)  – Grupo de Estados e Municípios, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), em que concorreram os entes filiados à associação e com o Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Esse prêmio avalia 110 quesitos distribuídos em três critérios: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial, e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.

– 1º lugar na 12ª edição do Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária ( Certificado – Modalidade Governança Corporativa, “Categoria de Estados e Municípios”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), em que concorreram as gestoras de RPPS. Esse prêmio avalia 51 práticas distribuídas em três critérios: Transparência, Equidade, Ética e Responsabilidade Corporativa e Social. A pontuação alcançada foi de 70 pontos de um total de 80. As exigências vão desde a comprovação da realização de Audiência Pública até a elaboração de provisões matemáticas. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.

2020

– Certificação Pró-Gestão – Nível IV –  (Certificado) – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 (vinte e quatro) ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 (seis) ações; Governança Corporativa – 16 (dezesseis) ações e Educação Previdenciária – 2 (duas) ações. Com essa conquista, Manaus torna-se a primeira capital brasileira a alcançar o nível IV da Certificação no Pró-Gestão RPPS, nível máximo em gestão previdenciária, recebendo, ainda, 5 (cinco) Boas Práticas de Gestão (BPG’s). O certificado é válido por três anos e o RPPS passará por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 (Certificado)  – A Manaus Previdência recebeu a recomendação à manutenção da certificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Investimentos” – “Categoria 3”  (Certificado), da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), em que concorreram os entes com mais de 5.000 (cinco mil) ativos. O resultado comprova que a Manaus Previdência se consolida como Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) referência nacional em gestão de recursos.

2019

– 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária”  (Certificado) – categoria 5, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), prêmio que avalia 92 (noventa e dois) quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade

– 2º lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária  (Certificado– na “Modalidade Inovação”, da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem) com o projeto “Pensando o Futuro”. O projeto teve início em 2018, baseado na Educação Previdenciária, que prepara os adolescentes e jovens pensionistas da Manaus Previdência, com idade entre 16 e 24 anos incompletos, para o encerramento da pensão por morte, a fim de conheçam alternativas para o desenvolvimento pessoal e profissional. Anualmente, a instituição convida os adolescentes e sis (Abipem), em que concorreram os entes com mais de 7.001 segurados. Esse prêmio avalia 92 quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo. As exigências vão desde a comprovação da aplicabilidade de um regimento interno do RPPS até a aprovação das contas por parte de um órgão fiscalizador com essa finalidade. O resultado comprova que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é uma referência nacional no âmbito da gestão previdenciária.

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) – A Manaus Previdência recebeu a recomendação à recertificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade. A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

– Certificação Pró-Gestão – Nível III – (Certificado) – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. São 24 ações distribuídas em três dimensões: Controles Internos – 6 ações; Governança Corporativa – 16 ações e Educação Previdenciária – 2 ações. O certificado é válido por três anos e o RPPS deve passar por auditorias anuais de supervisão com a empresa certificadora, sendo esta credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

2018

– Manutenção da Certificação ISO e Atualização para versão 9001:2015 – (Certificado) – A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

Apontada como modelo de gestão pela Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional.

2017

– 4º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária (Certificado)– concedido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), sendo a melhor capital em gestão previdenciária – à frente, inclusive, de todos os Estados da União. Esse prêmio avalia ações pautadas nos princípios da transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social dos participantes, sendo sua adesão facultativa e aberta aos mais de 2.000 RPPS de todo o Brasil.

– Troféu Destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) (Certificado)– Recebeu o prêmio na categoria “Gestão Pública’’- 250 pontos, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o qual avalia requisitos de Liderança, Estratégias & Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações & Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. O PQA tem servido como indicador do nível de excelência das organizações privadas e públicas e é considerado – pela classe empresarial – como o “Oscar da Qualidade” no Amazonas.

– Referência em estrutura organizacional e modelo a ser seguido pelas demais entidades de RPPS do Amazonas, segundo o Relatório da ‘Força-Tarefa’ do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) e pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM).

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) – A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações, com o objetivo de comprovar a sua capacidade em fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e partes interessadas e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando assim a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação da conformidade.

2016

– Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 – (Certificado) – A Manaus Previdência recebeu a recomendação à manutenção da certificação na norma NBR ISO 9001:2015, o que assegura a continuidade dos processos de gerenciamento da qualidade, através de conformidade de seus processos, tornando-os desta forma mais bem estabelecidos e eficazes.

– 7º lugar no Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. (Certificado)  – concedido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem). Esse prêmio avalia ações pautadas nos princípios da transparência, equidade, ética e responsabilidade corporativa e social dos participantes, sendo sua adesão facultativa e aberta aos mais de 2.000 RPPS de todo o Brasil.