Programa Vitalidade

O QUE É?

Trata-se de um programa voltado para aposentados e pensionistas da Manaus Previdência, que visa abarcar as nuances da vida pós concessão do benefício. É sensível aos efeitos da aposentadoria, que na maioria dos casos é concomitante com a acentuação do processo de envelhecimento, abarcando assim uma série de transformações biopsicossociais. Também se volta para os pensionistas, sobretudo, os adolescentes que estão prestes a vivenciar a suspensão do benefício em uma fase ainda de construção de alicerces profissionais e pessoais. Deste modo, o Programa Vitalidade visa amenizar as fragilidades dos segurados e atentar para a responsabilidade social da instituição.

COMO FUNCIONA?

O programa é composto por projetos, cursos, ações e serviços que ocorrem na Manaus Previdência durante todo o ano. São realizadas parceiras com diversas instituições, como por exemplo: Universidade Aberta da Terceira idade (Unati), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Eletrobrás, Àguas de Manaus, Manaustrans, Manaus med, Delegacia do Idoso, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço Social do Comércio (SESC), faculdades, dentre outros.

CURSOS

Quanto aos cursos, são realizados em parcerias com a Universidade Aberta da Terceira idade (Unati), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com abertura para novas parcerias. Outrossim, são ofertados na Manaus Previdência cursos gratuitos nas áreas de Línguas, Computação, Beleza, Cidadania, Dança, Planejamento Financeiro, Estimulação cognitiva, Canto, Artesanato, dentre outros.

AÇÕES E SERVIÇOS

Ao logo do ano são realizadas campanhas socioeducativas e disponibilizados serviços itinerantes através de parcerias com a Delegacia do idoso, Manausmed, Manaustrans, Eletrobrás, Águas de Manaus, dentre outros. Assim, os segurados da Manaus Previdência tem acesso às palestras, oficinas, mutirões de saúde, retirada da credencial de estacionamento do idoso, resolução de pendências relativas às contas de água e luz, serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, aferição da pressão arterial dentre outros.

Objetiva-se através de tais ações e serviços, facilitar o acesso às demandas dos segurados, valorizar a interação social e a cidadania além de promover a autonomia.